Os miúdos são “reflexos” dos adultos

June 19, 2017

Com frequência, ouço os adultos dizerem: As crianças de hoje não têm ânimo... As crianças de hoje não pulam como dantes, não vibram, estão apáticas.

E penso tantas vezes: E os adultos de hoje? Estão animados, focados, activos? Vibram com o que os rodeia?

Os miúdos são o nosso reflexo. Por isso é altura de nos responsabilizarmos: olharmos para o espelho, para quem somos, o que fazemos e percebermos o que estamos a reflectir. Os miúdos seguem-nos, securizam-se connosco, escolhem e crescem com os modelos que têm, olhando para o(s) espelho(s) que os rodeiam.

É momento de escolher o que quer reflectir: a sua forma de ser e estar, como vive a tristeza e celebra a alegria, como acredita no optimismo e como lida com a contrariedade. Eles vão ser o reflexo de cada um de nós, de cada adulto com quem se cruzam e contribui para o crescimento.

As crianças acreditam no que acreditarmos. Acreditam que há rebuçados mágicos que as acalmam só porque foram beijados pelo pai ou que uma tarde com a mãe no parque a observarem formigas e a imaginarem o que dizem e contam umas às outras é, muitas vezes, a melhor coisa do mundo, porque os pais acreditam. Mas também são rigorosas e verdadeiras a captar a apatia, a ausência de fantasia e a falta de empenho dos crescidos. Por isso é preciso acreditar com muita força!

Que imagem quer ver reflectida?

 

Fonte: http://www.sbie.com.br/blog/quais-os-beneficios-da-dinamica-do-espelho-para-educacao-infantil/

 

Please reload

Posts Em Destaque

Carta de um adolescente em confinamento

April 27, 2020

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

  • Facebook - Black Circle
  • Google+ - Black Circle