Dia Nacional do Psicólogo

September 4, 2018

Hoje é um dia importante. É dia nacional do Psicólogo, Das psicólogas e dos psicólogos.

" -E deveriam ser todos... E todos os dias termos a possibilidade de acedermos na prática à importância do psicólogo nos diferentes contextos e pelas diferentes populações!" É verdade. Mas não é assim. Em Portugal, ainda não é assim. Ainda há pouco, e quando digo pouco pode ser mesmo há uns minutos, ouve-se " - Não quero ir, é para malucos", ainda há pouco não tínhamos Ordem, não tínhamos procedimentos, fiscalização, a quem recorrer solidamente e de forma organizada. Ainda há quem ache que é um recurso menor nas empresas ou até mesmo nas urgências ou em situações de crise.

Por isso, precisamos deste dia, bem assinalado, com a presença de todos. Precisamos de momentos, oportunidades formais e informais para explicar onde actuamos, como actuamos e onde devemos actuar e porquê.

E hoje, enquanto psicóloga, assinalo o papel do psicólogo na prevenção. A aposta que tão pouco se faz em território nacional e com tanto para dar e para evitar nas escolas, nas comunidades, nos centros de saúde, nas empresas. Os psicólogos como agentes preventivos, que podem capacitar, informar, desenvolver competências com quem está a lidar com as pessoas, quem está a detectar problemas, quem pode minimizar ou eliminar riscos numa fase ainda precoce dos problemas ou até mesmo ainda quando não existem.

Hoje é isso que festejo, apelo e contribuo: prevenção. Saber e ter recursos para não adiar, para não evitar, ser capaz de prevenir em vez de remediar constantemente.

Escrevo hoje para prevenir, para que os e as psicólogas sejam tidos, reconhecidos e valorizados como agentes preventivos, com uma actuação efectiva.

Enquanto Psicóloga dos Miúdos, realço a importância deste papel em contextos escolares, a necessidade urgente de mais técnicos em escola com recursos, tempo, dignidade para que os resultados sejam efectivos e não apenas para dizer que se tem, quando, sabemos, a quantidade de alunos, situações, professores, merece e requer muito mais do que um psicólogo para um agrupamento de escolas e às vezes mais do que um. 

Por isso, todos os dias, na mesa do café, em formações com outros técnicos, na comunicação social, há que dar a conhecer o trabalho do psicólogo, desmistificar, mostrar a seriedade do mesmo, os resultados atingidos, fortalecer a interacção entre a academia e a clínica/prática, criar serviços acessíveis a Todas e Todos, para que de uma vez por todas, a Saúde Mental seja encarada como um bem precioso, essencial, a par com a saúde física.

Um dia feliz.

 

 Fonte: https://funnytimes.com/19980211/

 

Please reload

Posts Em Destaque

Carta de um adolescente em confinamento

April 27, 2020

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

  • Facebook - Black Circle
  • Google+ - Black Circle