Coisas e coisinhas que todos os pais "deveriam" fazer com os filhos nas férias... Aceita o desafio?

July 17, 2015

 

Conversar, conversar, conversar, sem que o tema seja escola, notas, estudo e trabalhos

Converse, ouça, escute, olhe e conte histórias ao seu filho. Pare para o ouvir falar do que ele gosta, digam disparates, riam-se de episódios cómicos, tenham conversas sérias sobre o que vos preocupa, vos une e  sobre o que sentem. O desafio é conversarem com tempo, descontraídos, sem que o tema seja os estudos, as notas e os testes.

 

 

 

Rebolarem na areia que nem croquetes depois de um mergulho no mar

Não só os miúdos, mas sim os pais. Aliás, aposto que os filhos se divertem mais a ver os pais a fazê-lo, sem cuidados nem preocupações, do que serem eles próprios fazerem. A surpresa será maior. Rebole sem parar, descontraído, sem preocupação com o cabelo ou com o biquíni ou calções. A seguir, na pior (ou melhor) das hipóteses, correm e mergulham outra vez.

 

Experimentem fazer alguma coisa que nunca experimentaram antes

Andar de gaivota, fazer surf, cantar no karaoke, apanhar ondas, andar de kart, pintar o cabelo de azul, verde ou vermelho, fazer uma tatuagem temporária, a regra é experimentar uma coisa nova, juntos. Que seja nova para os filhos mas também para os pais. Basta ser criativo, não precisa ser uma actividade que exija um planeamento excessivo, basta ser uma experiência nova.


Abram os vidros do carro, ponham a música bem alta e cantem (não aconselhável em situações de muito trânsito com filhos adolescentes. Poderão ficar excessivamente envergonhados...)

Cada um escolhe uma música ou procuram na rádio, abram os vidros e... Cantem. Alto, com força e confiança. De preferência ao pôr do sol, numa estrada com pouco movimento.

 

Vão a um festival de Verão

Vão experimentar um festival de verão com os miúdos. Ver concertos, passear no festival, ouvir música aqui e ali e proporcionar a experiência de um festival. Escolham a gosto, das danças, ao rock, passando peloreggae, na praia ou no campo. A experiência será inesquecível. Às vezes, até mais para os pais.

 

Durmam numa tenda

Mesmo podendo não ser adepto de campismo, proporcione a experiência de dormirem numa tenda. Nem que seja no quintal, vosso ou de amigos. Aproveitar o final de dia para cozinhar num “campingaz”, jogar jogos de equipa à luz de uma fogueira, tocar guitarra se houver quem saiba, dormir na tenda e acordar com o calor da manhã.

 

Elogios a toda a hora e no imediato

Elogiar o ano todo é preciso e indispensável. Mas o período de férias é uma excelente época para elogiar os seus miúdos. E tanto por onde elogiar: porque fez um grande castelo, porque foi corajoso e mergulhou ou até porque vestiu os calções e a t-shirt num instante ou foi muito rápido a tomar o pequeno-almoço. Ou até porque é tão divertido e bom conversador, que merece saber que diverte os pais e que é mesmo bom conversar com ele. Todos os dias haverão motivos para elogios. Basta estar atento.

 

Deixá-los escolher o que fazer

Pelo menos um dos dias de férias, serão os miúdos a escolher o que querem fazer. A escolha pode ser ficar em casa, a escolha é deles, basta acompanhar essa escolha e mostrar que consegue desfrutar de um programa que não escolheria. Esteja com eles.

 

Rir muito

Aproveite para rir, para descontrair, para sorrir muito para os seus filhos. O seu sorriso, a sua diversão ficarão para sempre recordados e serão excelentes baterias para o regresso da pressão da escola e do ano lectivo. Parece fácil? Então experimente. Ria-se muito, de preferência com os seus filhos.

 

São mesmo coisas que deveriam ser obrigatórias ou pelo menos algumas delas, deveriam ser. Parecem não fazer diferença? Parecem menos importantes do que estudarem ou fazerem os trabalhos-de-casa juntos?

Farão mesmo toda a diferença. Experimente e verá. Boas férias!

 

Rita Castanheira Alves

 

Please reload

Posts Em Destaque

Carta de um adolescente em confinamento

April 27, 2020

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

  • Facebook - Black Circle
  • Google+ - Black Circle